phone (96) 3223-4242 (96) 99142-4232
Quero trocar de contador. O que eu preciso saber a respeito?

Quero trocar de contador. O que eu preciso saber a respeito?

Nacional
Cunha & Tavares
Cunha & Tavares
Escritório de Contabilidade

Especialistas do GBrasil advertem sobre os pontos mais importantes na hora de escolher um novo fornecedor para sua empresa

A empresa está crescendo e o seu contador não acompanha esse movimento. Alguns prazos não estão sendo cumpridos e surgem aqui e ali, erros ou atrasos no cálculo de tributos e, por consequência, o pagamento de guias com multas. Há ausência de informações, falta de retorno às ligações e e-mails. Ocorre, ainda, aquela sensação de que sua empresa paga mais impostos do que as concorrentes. Os balancetes não espelham a realidade do negócio, chegam tarde demais, e fica difícil tomar decisões com base nos demonstrativos contábeis. Aí vem uma autuação fiscal inesperada … É a gota d'água que leva o empresário a trocar de assessoria contábil.

Essas queixas são as mais ouvidas por contadores do GBrasil ao receberem a visita de um empresário em busca de orçamento de serviços contábil, fiscal e trabalhista. Este momento, segundo especialistas do GBrasil, é crucial, pois não há espaço para uma decisão equivocada, que possa comprometer o crescimento do negócio. Reunimos aqui as principais orientações e dicas dos contadores do GBrasil para que esse momento de transição seja fluido e não redunde em prejuízos futuros:

1 - Apoie-se em indicações de outras empresas – de tamanho e de áreas semelhantes à sua –, que estejam sendo bem atendidas por uma assessoria contábil.

2 - Visite a empresa contábil à qual deseja pedir orçamento; conheça sua estrutura física e de TI e o grau de organização do ambiente. Verifique se seus softwares se integram à tecnologia oferecida pelo contador e qual o nível de automação dos processos que ele oferece.

3 - Convide o possível novo contador a visitá-lo e exponha detalhadamente o seu negócio, sua estrutura, seu quadro de colaboradores e peculiaridades, seu modelo de tributação e suas experiências negativas com o contador atual. Pergunte-o qual a possibilidade de o atendimento ser de forma diferente, dentro de suas expectativas.

4 - Questione o possível novo contador sobre aspectos específicos de seu negócio. Ele deverá demonstrar conhecimento sobre tributação, licenças, exigências da sua atividade e respondê-lo adequadamente. Você deve sentir segurança nesse novo fornecedor.

5 - Conheça a lista de empresas atendidas pela assessoria contábil e escolha algumas delas para manter contato e obter informações sobre o atendimento recebido. As redes sociais são hoje também um meio eficiente de se verificar o que andam dizendo sobre um escritório contábil e constatar sua reputação.

6 - Comunique o rompimento de contrato com antecedência mínima de dois meses, para que o contador se prepare e você também não precise pagar eventuais multas.

7 -  Solicite da nova contabilidade a relação de documentos que o seu antigo contador deverá apresentar. O novo fornecedor poderá, inclusive, ajudá-lo nesse processo de transição, caso você não queira  intermediar a conversa entre os dois contadores.

8 - Não poderá haver resistência ou demora da contabilidade antiga quanto à entrega de documentos para a nova contabilidade. Tal operação é garantida por regras profissionais dos Conselhos Regionais de Contabilidade.

9 - As falhas cometidas pelo seu contador antigo são passíveis de reparos e devem ser evitadas com controle de procedimentos. Portanto, certifique-se com o antigo contador sobre a garantia desses reparos e verifique com o novo contador se ele possui um fluxo de procedimentos.

10 - A mudança do serviço contábil pode ser feita a qualquer tempo, porém é mais indicada logo após o fim do período fiscal.

11 - Atenha-se, primeiro, à qualidade do serviço prestado e, depois, ao preço dos honorários. O barato, nesse tipo de serviço, poderá sair muito caro. Os contadores do GBrasil relatam muitos casos de empresas que deixaram o serviço por negociação em preço de honorário e que, em dois ou três anos, regressaram ao serviço original, com um passivo de autuações e multas.

12 - Ao analisar um orçamento, verifique todos os serviços inclusos e os itens cobrados separadamente. Em alguns casos, o adicionais superam o orçamento de outras assessorias contábeis consideradas inicialmente "mais caras".

13 - Em alguns casos, o passado contábil e as obrigações acessórias merecem ser revistos, de forma a corrigir erros e evitar qualquer vulnerabilidade em ato de fiscalização, com chance de autuações e multas por desacordo com os documentos contabilizados. Verifique com o novo fornecedor contábil se é possível contratar, à parte, esse serviço de revisão. Entre as 38 empresas contábeis do GBrasil, todas estão aptas a fazer esse tipo de revisão.

14 - Após a contratação da nova assessoria contábil, apresente seus principais gestores aos novos profissionais de contabilidade, numa reunião de integração. É importante definir prazos, entregas e obrigações de cada um no processo. Dessa forma o trabalho será fluido, consistente e livre de erros.

15 - Assegure-se de fazer um contrato bem detalhado com o novo fornecedor, resguardando sua empresa de eventuais prejuízos derivados de erros técnicos contábeis.

Por que terceirizar a contabilidade?

A contabilidade é uma das atividades mais propensas à terceirização nas empresas brasileiras. Muito antes de outsourcing virar tendência, na década de 90, com o objetivo de deixar o empresário se concentrar em suas atividades fim, os escritórios de contabilidade já ocupavam seu espaço, assessorando negócios de todos os portes e segmentos econômicos. Em um País com um sistema tributário complexo, mutante e repleto de exigências, manter uma estrutura contábil interna tem significado, na maioria dos casos, custos impraticáveis e, também, risco de autuações e multas por não atender plenamente às leis.

Com nuances normativas tão diferentes, confiar numa assessoria contábil especializada tornou-se vital para o crescimento de muitos negócios, sejam estes do setor de comércio, indústria ou serviços. Existem hoje 68 mil escritórios de contabilidade em todo o País, segundo dados do CFC.  Eles respondem por grande parte da demanda contábil de pequenas e médias empresas. Empresas de grande porte, com vários ramos de atividade, também vêm buscando essa terceirização.

Nesse universo, encontrar o serviço contábil ideal pode parecer um desafio, principalmente para quem está iniciando um negócio.  Essa escolha, explica o presidente do GBrasil, Julio Linuesa Perez (Orcose Contabilidade) geralmente advém da indicação de outro empresário. "Contudo, como em qualquer mercado, é preciso distinguir o fornecedor que melhor o atende, com reputação, credibilidade e que seja especialista na área de seu negócio".

Ele salienta os diferenciais do GBrasil: "Somos uma aliança de empresas contábeis com alto controle de qualidade dos serviços que presta e processos de automação muito avançados. Alguns inclusive com robotização de processos. Temos em nosso grupo profissionais de reconhecida competência perante o mercado brasileiro. E claro, presença em todas as capitais e principais cidades do interior do País", esclarece.

A Cunha & Tavares é a representante do GBrasil no Amapá!

Matéria publicada por: GBrasil

Quais os riscos de transmitir arquivo do SPED Fiscal zerado ou com dados incompletos?
17 Out 2019 Legislação
Contabilidade para startups exige indicadores específicos
08 Out 2019 startup
Sua NF-e Tem Selo Fiscal Eletrônico? Saiba Como Consultar! (AP)
04 Out 2019 Amapá
newsletter

Cadastre-se

E receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-Mail!